UMA TRIBO MUDANDO O MUNDO

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terça-feira, 6 de abril de 2010

BODYBALANCE 48 - DICAS E LETRAS DE MÚSICAS

Olá, professores!
Seguem algumas diretrizes importantes para ministrarem o Mix 48 do BODYBALANCE e também o link para as letras e traduções das músicas deste belíssimo mix.

Track 1 - Aquecimento Tai Chi
Este track tem um desafio extra para você, professor, que precisa afinar bem os ouvidos para alinhar corretamente a contagem musical à execução dos movimentos. Por ser uma música instrumental, é importante que você a ouça repetidas vezes, prestando atenção aos detalhes do arranjo que irão lhe fornecer algumas dicas importantes sobre os momentos da música que se associam a determinadas sequências da Pré-Coreografia. Faça isso, primeiramente, sem tentar reproduzir a Pré-Coreografia. Use as notas de coreografia para identificar o tempo de cada movimento e vá contando a música. Dessa forma, criará uma identificação maior com as contagens. Somente após criar essa "intimidade" com a contagem musical é que você deve começar a reproduzir a coreografia. É um exercício de musicalidade, aceite esse desafio!
Outra dica importante: na Dança da Espada, é importante que você oriente seus alunos a "sentirem" o peso da espada em suas mãos. O objetivo é trabalhar mobilidade articular, alé dos exercícios de respiração, portanto, movimentos suaves, como se estivessem segurando uma espada "leve", não trarão os mesmos resultados. Uma boa dica de conexão: sugira aos seus alunos assistirem ao filme "Ben Hur". Essa música faz parte da trilha sonora deste filme, que é um clássico do cinema mundial.


Track 2 - Saudação ao Sol
Uma sequência bastante simples nesse mix. Mantenha o foco nos alinhamentos que servirão como referência para seus alunos por toda a aula: quadril, joelhos, tronco, cervical. Use as figuras geométricas como referência para que eles visualizem melhor esses alinhamentos em seu corpo. Use as progressões de intensidade: primeiros blocos nas opções, para que prestem mais atenção nos alinhamentos e nas suas dicas de respiração. Depois, aumente a intensidade retirando as opções e desafinado seus alunos a níveis mais elevados de performance técnica.


Track 3 - Posições em Pé
É uma série bastante intensa! Desafie seus alunos, faça-os buscarem uma amplitude eficiente, descendo bem o quadril e mantendo o cilindro bastante ativado para proteger a lombar e manter o alinhamento do tronco. Foco na ação dos glúteos na perna de trás, para manter o alinhamento do quadril. Atenção à posição dos pés.
Detalhe importante: no final de cada bloco, o AFUNDO deve ser realizado com o joelho da perna de trás FLEXIONADO - mantenha-o alinhado bem abaixo do quadril.


Track 4 - Equilíbrio
Procure trazer fluidez e leveza às transições dos movimentos. Na sequência de Equilíbrio, traga o pé em ponta sempre de volta à altura do joelho da perna de apoio, trazendo uma elevação da perna líder um pouco acima do normal. A idéia é trazer uma sensação de "crescimento" ao corpo durante toda a coreografia.

LETRA e TRADUÇÃO NÃO DISPONÍVEL

Track 5 - Abertura de Quadril
O grande segredo para ensinar a Pose do Cachorro Baixo em 3 Apoios com Abertura de Quadril é usar dicas que falem sobre partes do corpo e direção, assim seus alunos não precisam desalinhar o pescoço para ver o que você está fazendo. Assim, partindo do Cachorro Baixo, diga algo como: "Perna direita levanta, joelho direito flexiona, calcanhar direito cruza as costas em direção ao ombro esquerdo. Empurre a axila do braço direito em direção ao chão, assim você faz a abertura de quadril, mas seu tronco permanece alinhado!" Seus alunos tenderão a desalinhar os ombros nessa postura e isso diminui o alongamento da parte interna do quadril, por isso essa dica é fundamental!


Track 6 - Centro-Abdominais
Muito importante você fornecer dicas de respiração do Pilates neste track. Durante o Alongamento Simples de Perna, muita atenção: executar esse movimento apenas flexinando o quadril e não deixar a região do sacro sair do chão, no pilates isso chamapelve neutra. Quando estamos em pelve neutra a lombar não fica "chapada" no chão. O segredo do
movimento é a
contração isométrica do abdômen (como se estivesse fechando um zíper de uma calça de coz baixo), não mover a pelve e flexionar somente o quadril. Quem tem glúteos e quadrado lombar muito encurtados vai sentir muita dificuldade de sentir abdomen neste movimento, a sugestão da Treinadora Marcia Angeli é falar para não encostarem o joelho no peito, assim é mais fácil manter a estabilização da pelve e do tronco no chão em consequencia, maior ativação do abdômen.


Track 7 - Centro-Costas
Muita precisão nas dicas de preparação. A idéia é criar uma força "cruzada" nas costas, acionando glúteos e ombros opostos um ao outro. O trabalho com o joelho flexionado e a coxa fora do chão estende a intensidade do trabalho para os Posteriores da Coxa. Ponta de pé vai ajudar a manter o controle do movimento. Na sequência final do Planador, flexione os dois joelhos, tire as coxas do chão e mantenha os dedões do pé unidos para estabilizar o movimento. Ao torcer o tronco, não deixe o quadril sair do chão!


Track 8 - Torções
A Técnica para Torção com as Pernas Afastadas: pés paralelos, uma mão em punho apóia no chão e a outra sobe apoiando na lombar.Então, gire o peito na direção do braço de cima, até que seus ombros se alinhem verticalmente. A opção avançada é estender mais alto o braço de cima em direção ao teto. Rosto virado para o mesmo lado do peito.Se quiser, você pode flexionar um pouco os joelhos para subir um pouco mais o quadril e o peito, garantindo um excelente alinhamento da coluna.
Dicas de respiração vão ajudar seus alunos a ganhar amplitude nas torções, sem perder o foco nos alinhamentos (atenção aos ombros, principalmente, e aos dois lados do quadril completamente apoiados no chão durante a Torção Sentada).


Track 9 - Flexões à Frente

Em resposta ao feedback solicitando exercícios de alongamento mais profundos para Isquitibiais, algumas Flexões à Frente em Pé foram inseridas no track 09 de recentes mixes do
programa. Feedbacks recentes têm
sugerido que algumas lesões podem estar ocorrendo em função disso. Por favor, assegurem-se de comunicar durante as aulas sobre a importância de executar as Flexões à Frente em Pé com joelhos flexionados e
peito na direção da coxa, e a partir daí, aumentar aos poucos o alongamento dos Posteriores.


Apesar desta informação estar sendo bastante comunicada nos pop-ups de video e notas de coreografia dos mixes, há uma percepção de que poucos professores estão dando esta instrução
com clareza suficiente para prevenir lesões a si mesmos e aos seus alunos.
Fiquem atentos e incluam essas informações em seus roteiros.


Letras 9A: http://bodybalancebr.ning.com/forum/topics/soundtrack-bb48-track-09a

Letras 9B: http://bodybalancebr.ning.com/forum/topics/soundtrack-bb48-track-09b-e


QUALQUER DÚVIDA, ENTREM EM CONTATO: fernando.dutra@bodysystems.net

Um comentário:

  1. amei todos os esclarecimentos vlw..véritas véras adoro fazer o balance...abrçaos

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